segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Olimpiadas


É com grande satisfação e alegria que posso afirmar: 2016 os jogos olímpicos acontecerão no Brasil, no Rio de Janeiro.


Deixando a babaquice dos argumentos céticos e conservadores, que sempre estão querendo achar chifre em cabeça de cavalo, vamos aos pontos mais interessantes.


O Brasil demonstra que o seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos foi reconhecido lá fora. É claro, não sou estúpido ao achar que tudo vai sair direitinho, nos conformes. Mas em muitos países "modelos" as Olimpíadas tiveram diversas denúncias de corrupção como em Atenas, ou até endividaram sériamente um país como o Canadá.


Para deixar bem claro, estou feliz não pelo simples fato de um evento mundial ser realizado no meu país, não é esse sentimento "bairrista". Mas a chance do Brasil desenvolver áreas como o turismo, o incentivo a atletas (algo que já começou, lento, mas pode se desenvolver), profissioalização de esportes amadores, incentivo à prática de esportes aos cidadãos brasileiros, reconhecimento de novos ídolos nacionais...


...o fator mais importante em relação ao esporte: As olimpíadas 2016 não permitirá que o futebol e a copa do mundo de 2014 engula de vez os outros esportes no país...


...o fator mais importante como cidadania: Os jovens e crianças terão oportunidade de projetarem uma vida melhor à partir dos exemplos dos ídolos dos esportes. Podem pensar que o futuro não está nas armas e nas drogas e quem sabe na prática de um esporte, o qual para fomentar empatia, só necessitava de maior divulgação.


Finalmente para os céticos fica uma ponderação, certa vez uma menina linda me disse sabiamente: " Se formos fazer algo pensando em não dar certo é melhor nem se propor a fazer."