segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Olimpiadas


É com grande satisfação e alegria que posso afirmar: 2016 os jogos olímpicos acontecerão no Brasil, no Rio de Janeiro.


Deixando a babaquice dos argumentos céticos e conservadores, que sempre estão querendo achar chifre em cabeça de cavalo, vamos aos pontos mais interessantes.


O Brasil demonstra que o seu desenvolvimento ao longo dos últimos anos foi reconhecido lá fora. É claro, não sou estúpido ao achar que tudo vai sair direitinho, nos conformes. Mas em muitos países "modelos" as Olimpíadas tiveram diversas denúncias de corrupção como em Atenas, ou até endividaram sériamente um país como o Canadá.


Para deixar bem claro, estou feliz não pelo simples fato de um evento mundial ser realizado no meu país, não é esse sentimento "bairrista". Mas a chance do Brasil desenvolver áreas como o turismo, o incentivo a atletas (algo que já começou, lento, mas pode se desenvolver), profissioalização de esportes amadores, incentivo à prática de esportes aos cidadãos brasileiros, reconhecimento de novos ídolos nacionais...


...o fator mais importante em relação ao esporte: As olimpíadas 2016 não permitirá que o futebol e a copa do mundo de 2014 engula de vez os outros esportes no país...


...o fator mais importante como cidadania: Os jovens e crianças terão oportunidade de projetarem uma vida melhor à partir dos exemplos dos ídolos dos esportes. Podem pensar que o futuro não está nas armas e nas drogas e quem sabe na prática de um esporte, o qual para fomentar empatia, só necessitava de maior divulgação.


Finalmente para os céticos fica uma ponderação, certa vez uma menina linda me disse sabiamente: " Se formos fazer algo pensando em não dar certo é melhor nem se propor a fazer."

17 comentários:

  1. Sediar as Olimpíadas trás um certo orgulho do Brasil, por ser o primeiro país na América do Sul, pelo reconhecimento mundial, pelo desenvolvimento do país nos esportes e blá blá blá..

    Mas me irrita um pouco pensar que a questão da segurança, transporte, entre outros benefícios proporcionados pelas olimpíadas, só é lembrado para mostrar ao mundo o quanto temos um país "bacana"..
    Me parece como se "dane-se" o país quando visto pelos brasileiros e nos preocupemos com o bem estar de todos quando vistos pelo mundo...

    ps. adorei o novo visual do Fanzine

    ResponderExcluir
  2. Concordo, mas é uma oportunidade que temos para melhorar. Inclusive os números da violência podem baixar num futuro próximo, justamente por conta das olimpíadas e do incentivo as modalidades ainda "desconhecidas" pela maioria da população.
    Eu acredito que se as crianças podem ter um futuro digno com os esportes, decerto o país terá um futuro melhor.
    Visto que a prática do esporte tembém ajuda muito no exercício da cidadania.

    ResponderExcluir
  3. Ia escrever algo a respeito, embora fosse totalmente contrária à sua tese.

    Uma ressalva antes de começar, não é babaquice o que os céticos pensam a respeito destes dois eventos. Primeiro, que eu me incluo nessa categoria, de babaca cético, segundo sua definição, e pondero muito mais os prejuízos aos lucros.

    É inegável o reconhecimento que o Brasil terá perante ao exterior, mostra maturidade por parte da administração pública. Nem estou preocupado com o que os 'gringos' vão pensar, se eles estarão seguros, se estarão confortáveis em seus hotéis, se comerão - tantos faz o sentido que queiram denotar - bem ou se vão se divertir às ancas. Dane-se.

    O que me preocupa mais é o gasto disso tudo. Antes mesmo da preocupação social que devemos ter, temos que ver o que vai ser feito e como vai ser feito. Acho que o maior exemplo disso são os Jogos Panamericanos de 2007. Quem estiver bem informado sabe a algazarra que foi esse evento.

    Li um comentário certa vez que dizia que o Maracanã fechou as portas para ser reformado para o Pan, agora vai fechar, para a Copa no ano que vem, e provavelmente será refechado para eventuais adaptações que as Olimpíadas necessitarão. Pensa se isso não é um abuso de gastos?

    A copa trará um retorno muito mais efeitivo, apesar de ser apenas uma modalidade a ser disputada, pois será realizada em diversas capitais, diversas sedes. Os jogos olimpicos beneficiam apenas uma única cidade e terá um gasto quase idêntico ao da Copa. (Contando, obviamente, que não superfaturem ou desviem verbas, rá rá.)

    Evidente que, de certo modo, todo o brasileiro está contente com estes dois eventos à serem realizados aqui. Excelente o Senhor Excelentíssimo Presidente da República Luis Inácio Lula da Silva ter conseguido trazer estes para o Brasil, mas não acredito que ainda seja a hora para isso acontecer. Embora tenha-se dito aqui no blog os problemas que algumas sedes tiveram, eram países desenvolvidos, com grande parte de seus problemas sociais sendo resolvidos ou em vias de serem. O Brasil tá longe, muito longe de resolvê-los, embora o governo Lula tenha dado um grande passo nessa questão.

    Gosto da idéia, mas não vejo com bons olhos isso tudo acontecendo de uma vez, com tão pouco tempo para ser utilizado.

    E o que mais me chateia, é que todo esse desenvolvimento que estão prometendo só está vindo por causa da Copa de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Sinto como uma reforma de casa para os vizinhos verem. Triste, né?

    ResponderExcluir
  4. Pode ser triste, mas nada nada já é alguma coisa... E se é pro governo enfiar o nosso rico dinheiro no rabo, que seja algo bacana, não?

    A curto e grosso modo.

    Nota: Desvantagens de fundos pré definidos, está igual ao meu blog, por isso digo, gostei...

    ResponderExcluir
  5. Hahahaha, temos o mesmo gosto, Luquinhas.

    Passa o link do seu blog, façamos uma mutua divulgação.

    ResponderExcluir
  6. Hã, quando me referi ao babaca é pra cutucar mesmo, no sentido de trazer a reflexão também para o ponto de vista do desenvolvimento do esporte. Não só ficar batendo na mesma tecla.

    Confesso que também temia e desconfiava dos mesmos pontos. Mas refletindo melhor achei bom ponderar por outros aspectos e comecei a ver mais pontos positivos do que negativos. E também me senti um babaca por não acreditar nas pessoas do meu país, não dos governantes, mas sim das pessoas.

    E pra finalizar esse comentário eu não acredito que o desenvolvimento seja por conta dos eventos. Acredito que os eventos são frutos do desenvolvimento do país. Óbvio que por conta dos eventos haverá uma aceleração no desenvolvimento de estrutura.

    COntudo ainda acho que as sementes que foram lançadas na última sexta-feira darão frutos mais interessantes do que pesares lamentáveis.

    ResponderExcluir
  7. http://www.filosofiaderegatas.blogspot.com/

    Este é o link, mas pra ser sincero só escrevi asneiras por enquanto, estou trampando como um peão de obra que ganha por produção e tem 8 filhos... huhuhu...

    Mas mudando de pato pra marreco, o Raul, vc já pensou em fazer um blog com uma HQ? Existem muitos, e muitos bons... Acho interessante, fora que abrem portas que podem ser úteis...

    Bom, abracetas a todos...

    ResponderExcluir
  8. As olimpíadas do Rio de Janeiro já começaram.
    Arremeço de helicopitero, tiro ao alvo, a maratona pra fugir do fogo cruzado e as peladinhas no baile funk.. =]

    Bom, falando sério, o Rio terá que pagar muito... mas muito para os traficantes e eles sim vão se dar bem, além da propina ainda vão precisar aumentar seus estoques para contentar os turistas fãs da dona benta(coca).

    Quanto aos atletas, e futuros atletas, não há o que contestar, mesmo que só tenham patrocínio agora, a estrutura física para a prática continuará lá para beneficia-los.

    Quanto aos céticos de dedos grandes, só devo dizer que são Gueis...rs
    Brincadeirinha, mas eles não estão errados, ou ele.
    Vai ter desvio de verba, vai ter maracutaia, o governador, prefeito e bla bla bla vão dizer até o décimo mandato que tão sem grana pra comprar sacolé cumpade.

    Mas o Raul tem razão também, a criançada vai ter incentivo, vai poder sonhar um pouco que seja.
    A questão central dessa história é quanto vale esse sonho e quanto ele vai durar.

    Porque a estrutura fica, mas ninguém vai poder treinar de graça no maraca não né?

    Um Abraço!
    E meus pesames pela sua cadelinha =/

    Murilão!

    ResponderExcluir
  9. Obrigado, Murilão, pelos pesares...

    Eu mantenho minha opinião... Fala-se da estrutura que será deixada para os fluminenses, é só ver o que o fizeram com as obras do Pan. Eu não vivo na cidade, não vivo o cotidiano, mas se for o que noticiam... A coisa tá feia.

    O único legado, realmente efetivo quero dizer, que foi deixado é o estádio do Engenhão, que foi arrendado pelo Botafogo de Futebol e Regatas, até mesmo para que a prefeitura do Rio, se livrasse daquele enorme elefante branco, que é puro ornamento e inutilidade.

    Me mantenho cético, acho que será um fiasco. Não um fiasco visivel... A festa será linda, a competição transparente... Mas o antes e o depois só tenho a lamentar. Há milhares de outras maneiras de dar esperanças e incentivar as crianças a praticarem esportes, não precisamos de um evento de tamanha grandeza para tal, vale ressaltar, não neste momento.

    ResponderExcluir
  10. Vieram uns parente meus da Alemanha, no final de outubro ainda... E pelo que eles contam a visão de São Paulo e do Rio são realmente feias lá fora, seria quase como o que mostram do Haiti...

    Creio que este evento, se tudo ocorrer direito, e com a copa do mundo que vai ser no país inteiro, a nossa imagem mude pra melhor...

    Espero...

    ResponderExcluir
  11. Só sei que Robin Willians caiu no meu conceito...

    ResponderExcluir
  12. Pela excelente música que ele cantava, o conceito dele nunca foi muito alto comigo, então, tanto fez, tanto faz.

    ResponderExcluir
  13. Eu gostava bastante dele, provavelmente por simpatia com os personagens que encenava... agora já era...

    ResponderExcluir
  14. Hum, eu acho que vc tá confundindo os R. Willians. Um é o ator (Patch Adam's, Homem Bicentenário) e o outro é músico (daquele clipe que ele vai tirando a própria pele, até ficar só no esqueleto).

    ResponderExcluir
  15. Ow, será, mas eu vi a entrevista, parte dela no jornal... Não era o ator não? Averiguarei...

    ResponderExcluir
  16. Puxa Rauls...você me surpreendeu, logo que comecei a lei achei que o post fosse da Boehm ou do Moura sei lá...quando vi que era sua me espantei ehehe...não sabia que você escrevia tão bem e tão honestamente assim, achei muito interessante a forma como relatou essa novidade tão honrável para qualquer brasileiro, achei muito legal parabéns continuarei a visitar vosso blog e aguardo anciosamente a sua passada no meu! Um beijo!

    ResponderExcluir