Sou radicalmente contra. Não, não sou contra a levar arte para as pessoas. Muito menos a favor da elitização da arte. Mas apenas sou contra o evento promovido todo ano em São Paulo, cuja a itensão me parece levar cultura à população, e fede muito à pão e circo.
Eu fiquei tentado esse ano de ir no show do Buena Vista, mas logo pensei em como o centro não estaria tomado de vagabundos entorpecidos, porcos e sem nenhum pudor de se largar na sarjeta aos vômitos. Claro, não generalizo, há pessoas que querem curtir determinado show ou artista. Mas creio que grande maioria está lá porque é de graça, têm transporte 24hs e querem "chapar o coco".
Realmente o que acontece nos SESC's é mais interessante, há peças teatrais, espetáculos de dança, música erudita, exposições, coisas que realmente enriquecem, pena que ainda continuam restritas aos SESC's.
Como estou relacionado à Arte, a discussão é a seguinte: A virada cultural é importante? Sim, mas não só numa virada de noite. O que fazer para melhorar? Sugiro ter um maior preparo na formação, para que as pessoas possam ler uma obra abstrata, ouvir música erudita ou alternativa, apreciar um espetáculo de dança e saber dicernir elementos quando assistir uma peça de teatro.
Espero de verdade que a cultura não aconteça só por uma noite, as oportunidades para público e artistas deveria ser cotidiana. Principalmente para artistas emergentes (artistas de verdade, não musiquinha meia boca nem modelos de TV). E que realmente as pessoas se dêem conta de que devem ir para apreciar e não para "chapar".