sexta-feira, 28 de maio de 2010

Virada Cultural

Sou radicalmente contra. Não, não sou contra a levar arte para as pessoas. Muito menos a favor da elitização da arte. Mas apenas sou contra o evento promovido todo ano em São Paulo, cuja a itensão me parece levar cultura à população, e fede muito à pão e circo.


Eu fiquei tentado esse ano de ir no show do Buena Vista, mas logo pensei em como o centro não estaria tomado de vagabundos entorpecidos, porcos e sem nenhum pudor de se largar na sarjeta aos vômitos. Claro, não generalizo, há pessoas que querem curtir determinado show ou artista. Mas creio que grande maioria está lá porque é de graça, têm transporte 24hs e querem "chapar o coco".


Realmente o que acontece nos SESC's é mais interessante, há peças teatrais, espetáculos de dança, música erudita, exposições, coisas que realmente enriquecem, pena que ainda continuam restritas aos SESC's.


Como estou relacionado à Arte, a discussão é a seguinte: A virada cultural é importante? Sim, mas não só numa virada de noite. O que fazer para melhorar? Sugiro ter um maior preparo na formação, para que as pessoas possam ler uma obra abstrata, ouvir música erudita ou alternativa, apreciar um espetáculo de dança e saber dicernir elementos quando assistir uma peça de teatro.


Espero de verdade que a cultura não aconteça só por uma noite, as oportunidades para público e artistas deveria ser cotidiana. Principalmente para artistas emergentes (artistas de verdade, não musiquinha meia boca nem modelos de TV). E que realmente as pessoas se dêem conta de que devem ir para apreciar e não para "chapar".

3 comentários:

  1. É meu amor... Eu acho que é a sensação de que 'outra dessa, só ano que vem'... 'então, vamos chutar o pau da barraca hj'... de certa forma, os jovens vivem um pouco assim né!?
    Como se o mundo fosse acabar no dia seguinte, então estrapolam, bebem tudo, fumam tudo... como se não houvesse o amanhã.

    E não tem nada a ver com a questão 'poética' do 'como se nao houvesse amanha' - é pelo simples desejo de aproveitar muito, sem pensar nas consequencias.

    A virada causa isso. É uma grande festa, com muita gente, num lugar em que em geral as pessoas passam sempre com pressa, na correria rotineira de suas tarefas. E de repente, aquilo tudo se transforma num cenário de festas, bebidas, drogas, gente supostamente feliz, e supostamente aproveitando a cultura...

    Bláhh... nem sei direito se era isso que eu queria dizer, talvez sim, talvez esteja faltando alguma coisa...depois debatemos mais

    :)

    ResponderExcluir
  2. Discordo de muitas coisas, nem tanto com a idéia da imbecilidade sugerida aos que vão a este evento. Realmente, algumas pessoas se aproveitam de uma situação para exagerar em aspectos menos ortodoxos.

    Porém, sou fã da cidade de São Paulo, morador e conhecedor de alguns dos vários problemas que aqui existem, mas ainda assim muito apaixonado. E trazer um pouco de vida inteligente pro centro da capital durante a madrugada é algo inconcebívelmente delicioso. Tenho um grande sonho de um dia poder transitar tranquilamente pelas belas ruas dessa cidade camuflada de bairro. E, embora haja, sim, exageros por parte da audiência que comparece e que bebe demais, que fuma maconha, que cheira cocaína, que rouba, que provoca quem tá tranquilo, tudo isso fica num segundo plano pra real intenção da realização do evento, que tb não acredito ser de pão e circo, como fora citado pelo autor.

    E outra coisa, até comentei em 'off' com você, Raul, e uma coisa que me deixou muito contente, foi poder ter um contato maior com a polícia militar... Perceber que a grande maioria dos policiais são trabalhadores, são como nós, pessoas comuns, que 'apenas' zelam pela nossa segurança. E com todos os agentes da lei com que tive contato na noite, foram todos muito solicitos, educados e simpáticos. Temos, sim, que criticar por atitudes equivocadas deles, mas temos também que enaltecer o trabalho exercido. Mas isso é assunto pra mais de metro.

    E pra finalizar minhas impressões sobre a virada 2010, avalio como algo positivo. Em qualquer evento sempre haverá quem sabe tirar proveito e tb quem sabe se aproveitar. Tiveram muitos contras, mas os poucos prós foram sensacionais.

    Tente olhar por outro prisma e talvez verá tb algo valioso acontecendo, infelizmente, uma vez por ano nessa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Eu não discordo da virada em si, mas de como ela está sendo organizada e como é oferecida. Tenho esperanças também de melhorar, mas para que melhore ainda acredito na necessidade de qualificar as pessoas, pois o fato é: as pessoas que realmente querem apenas curtir na boa infelizmente não conseguem.


    E poxa, arte merece muito mais do que uma noite por ano.

    ResponderExcluir